sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Garrafas estampadas da Coca-Cola


Uma nova coleção limitada de garrafinhas de alumínio acaba de ser lançada pela multinacional Coca-Cola com o nome “WE8 – União de dois mundos” (W de west e E de east). Desta vez, diversos países participarão da promoção, cada um com um modelo. Apenas na China e Estados Unidos que todas estarão disponíveis para compra.

Louça com assinatura

No tempo das nossas avós, louça de grife era louça cara. Jogos com muito mais do que 30 peças, certificado de procedência (de preferência europeu), com bordas douradas, relevos e outras firulas do gênero. Tudo muito chique, de fato. Mas os anos se passaram e louça de grife, hoje, implica em peças assinadas por grandes estilistas, arquitetos e designers renomados. Afinal, ser fino hoje em dia tem muito mais a ver com peças que representem seu estilo (ou do seu estilista ou designer favorito) do que com ostentação ou conservadorismos que faziam mais sentido antigamente. O que estimula fabricantes de porcelana e consumidores a investir na louça da casa diferenciada pela assinatura famosa é justamente a busca por um estilo. Aqui no Brasil, a Tok & Stok e a Oxford são duas das empresas que seguem essa trilha. A primeira elegeu Alexandre Herchcovitch para batizar uma linha de canecas com desenho de caveira (marca registrada do estilista) e também uma outra de utilitários - que esteve à venda por tempo limitado. Já a Oxford apostou no talento do arquiteto Marcelo Rosenbaum - que colocou seu nome em pelo menos cinco linhas da marca. Lá fora, Calvin Klein já criou peças para a loja de departamentos norte-americana Macy's. Kenzo assina jogos de pratos que já nasceram com ar de objeto de colecionador. As estampas exuberantes de Versace estão em vasos, pratos e baixelas. A francesa Cacharel também dá o ar da graça em pratinhos de porcelana com estampa delicada. Até o designer Philippe Starck integra o time dos criadores de louças bacanas. São peças diferenciadas, para um público diferenciado - que entende o luxo como algo que vai além do preço ou do design tradicional. O conceito e o ar contemporâneo é o que vale.

O verão da E Dalhio

Peças para um dia-a-dia lúdico ou para uma festa social nada sóbria. Assim está composta a coleção de verão 2009 da E Dalhio. As cores principais são as claras (cáqui, pérola e terrosos) e também o azul-bic, que escurece virando o tom petróleo em algumas peças, como os vestidos curtos e bem detalhados. Aliás, os detalhamentos são importantes na coleção, desde entrelaçados, passando por dobraduras, laços e babados. O tom da vez é o dourado, aparecendo no abotoamento de coletes e calças estilo alfaiataria de cintura alta.

O glamour das gemas


Durante a 47ª Feninjer, uma das tendências levantadas para o verão 2009 e que devem seguir para o inverno 2009, foi a "Glamour Gem". Nela, as pedras, com todas as suas possibilidades de cores, são as protagonistas e a idéia é que a joalheria invista em gemas de impacto visual. E foi justamente essa leitura que a grife de jóias Brumani deu a sua última coleção, inspirada em um repertório vintage, por meio de períodos históricos como o Renascimento e o Impressionismo. Flores estilizadas em pedras preciosas fizeram referências, por exemplo, aos jardins de Monet, utilizando a cartela de cores empregada pelo artista em suas obras. Outro artista homenageado foi o francês Yves Klein, que costumava usar em seus trabalhos as cores azul, rosa e amarelo, traduzidas na coleção através das pedras brasileiras. A coleção também trouxe linhas orientais, destacando pedras como água-marinha e quartzo rosa. O ouro branco com diamantes e topázio aparece em brincos longos que transmitem a idéia de movimento, sem esquecer dos braceletes, tendência também para as bijuterias.

domingo, 10 de agosto de 2008

Nas ruas do mundo

Milão

Armani, sempre.

Um jantar com o homem ou a mulher dos sonhos: como se vestir? Tanto eles quanto elas tem certeza que com uma roupa Armani não tem erro, segundo uma insólita pesquisa sobre a percepção do luxo realizada na Internet pela consultoria Burson Marsteller Mindstyle. Para atrair os internautas, a agência organizou um "jantar virtual", uma espécie de questionário on-line realizado por dois atraentes avatares (personagens virtuais), Angelina e Marc, que perguntaram a mais de 1500 pessoas (59% homens e 41% mulheres) o que ostentariam em uma noite com eles. Entre os homens, 49% optaram por um traje Armani, acompanhado de um relógio. Para 23% das mulheres, a sedução também está ligada a uma roupa Armani, junto com um belo colar (38%). Os dois sexos estariam de acordo em relação ao champanhe, Dom Perignon, mas divididos sobre o que fazer após o jantar. Para eles, é válido convidá-la para sua casa, enquanto elas prefeririam sair para dançar ou passear sob as estrelas em uma local romântico.
Em relação ao índice quantitativo da pesquisa, sobre as marcas mais citadas por blogs (45,63%), fóruns (46,88%) e newsgroup (7,5%), todas as grifes mais conhecidas foram confirmadas na liderança. Armani (21,8%) para a moda, Louis Vuitton (19,94%) para os acessórios, Ferrari (15,52%) para os automóveis, Dom Perignon (11,9%) para as bebidas e, única surpresa da lista, Morellato (18,4%) para as jóias. Para a maior parte dos entrevistados, luxo é uma palavra cada vez mais imaterial, que envolve estilo de vida (33%) ou exclusividade (23%). Para apenas 34% dos internautas, o conceito de luxo está ligado ao status symbol, visto, no entanto, por 28% como um fator negativo, ligado a um estilo de vida exagerado. Segundo o sociólogo italiano Domenico De Masi, existem dois desejos de luxo, um quantitativo, que se origina pela acumulação de riqueza, poder ou objetos, e um outro qualitativo, que responde à necessidade de introspecção, amizade, amor, jogo, convivência e beleza. No primeiro caso, o luxo confere valor, no segundo é criador de sentido. "A cultura pós-moderna não vai mais em busca de objetos, visto que já existem muitos, mas busca reconhecer a beleza naquilo que já se tem", observa De Masi, que comentou a pesquisa.O verdadeiro luxo, portanto, "é aquilo que, diante de uma sociedade que homologa, estabelece as diferenças, ainda que cada vez mais infinitamente pequenas", concluiu o sociólogo.

Pedras macias

Mais uma invenção vinda da natureza. Desta vez foram as pedras que inspiraram a francesa Stéphanie Marin a criar. E elas são iguais mesmo a pedras, mas na verdade são pufes, e extremamente macios, só tocando para saber! Os pufes LivingStones são feitos de lã e recheados com fibra de polisilicone. Eles vêm em diversos tamanhos e cores e além disso são hipoalérgicos. Com certeza uma maneira curiosa de decorar a casa, mas extremamente criativa e chic. Além do mais a sensação de se jogar nas pedras pode ser melhor que o esperado!

Para os fão dos Stones

O documentário "Shine a light", dirigido por Martin Scorsese e que tem os Rolling Stones como protagonistas, abrirá a próxima edição da Festival de Berlim, em 7 de fevereiro, com a presença tanto do cineasta como dos integrantes da banda.
No documentário, Scorsese e sua câmera acompanham os Stones em dois shows. O material é complementado com entrevistas e outras imagens, algumas delas de arquivo. Algumas imagens já foram divulgadas e Mick Jagger, Ron Wood, Keith Richards e Charlie Watts , contam com a participação de Christina Aguilera. O filme chega aos cinemas ingleses em abril, aqui por enquanto o que resta é esperar mais um pouquinho.

A "cara do dono"

A companhia finlandesa Provoke Design (empresa que desenvolve os designs dos telefones da Nokia), acaba de fazer protótipos de telefones para serem usados em 2012.
Os telefones receberam o nome de Partilha, Sentimento e Expressão e estão em exposição em Nova Iorque desde o dia 17 de maio. Os modelos são extremamente funcionais, sendo que o grande diferencial é que eles representam a "inovação do coração", como os designers definem. Isto é, os celulares passarão a expressar sentimentos do usuário, podendo ser configurados conforme o desejo do mesmo.
Os celulares sentimentais foram pensados para casais e possuem um sistema personalizado de simulação de toque para permitir uma comunicação mais profunda. Além disso os sistema permite que grupos de pessoas possuam códigos personalizados de comunicação, enfim realmente uma nova maneira de falar ao celular.