quinta-feira, 15 de maio de 2008

O cliente é que escolhe


Há quase um ano no mercado, a marca Hotel Tees trabalha com a proposta de criar camisetas diferentes por meio de estampas artísticas em um mix de cores e efeitos. Conforme os idealizadores da marca, Luciana Sette e Rogério Salles, as camisetas são feitas artesanalmente. “O cliente em nossa loja pode escolher a cor da estampa que deseja, pode criar, dentro das 60 estampas que temos, a sua própria, escolhendo onde quer essa estampa e as cores que deseja”, revelam os sócios destacando que todas acabam se tornando exclusivas. As peças têm estamparia inspiradas na cultura Pop, com algumas incursões pelo universo cyber, através das cores e repetição de desenhos, seguindo a tendência da customização como uma espécie de expressão pessoal, através da T-shirt. A loja fica na Augusta, 2203, loja 20, Galeria América, no Jardins, em São Paulo.

Modelagem da Rosa Chá cada vez melhor


Já faz algumas temporadas que a Rosa Chá aposta também em vestuário, na coleção de inverno 2008, a coleção está ainda melhor acabada, com peças não só para serem usadas sobre um biquíni da marca. Mesmo com um leve ar praiano no DNA, há espaço para vestidos, camisas e calças casuais mas com jeito sofisticado, a contar pela cartela de cores (muito marinho, preto e branco) e também pela modelagem bastante rebuscada. Segundo a marca, são referências cubistas, com forte alusão ao oriente: “é o conceito do império lusitano nos trópicos, resultado das viagens portuguesas pelo mundo e de um paralelo com os dias de hoje”. Calças de alfaitaria ganham franzidos, as camisas, recortes que alteram completamente sua modelagem original.

E o bicho!


Para o Inverno 2009 continuam em alta as estamparias com bicho além da peles em geral. Roupas e acessórios compões por vezes um look total, muito sofisticado, como este da Blumarine (Milão).

Semana de Moda de Milão







Para o Inverno 2009 a tendência em acessórios segue privilegiando os grandes volumes e a exuberância. A bijuteria cresce em importância para acompanhar o look.

Objeto de desejo


Enquanto aqui no Brasil a febre são as galochas para a chuva, em Nova York, mais especificamente em Manhattan, a mulherada está enlouquecida por outro tipo bem mais chique e ultra-sexy (!) de botas. É o modelo Monica de Christian Louboutin, o inusitado da questão é que para calçar o modelito, que ultrapassa o joelho em vários centímetros, é necessário uma bela ginástica: ela é toda de couro e não tem fechos e muito menos elásticos. É tanto trabalho para calçá-las e ao mesmo tempo elas nunca páram em estoque algum. Há filas de espera nas poucas lojas de luxo que vendem o modelo e atenção para o valor do mimo: cerca de US$1,7 mil.


Jóias com conteúdo simbólico


Irreverente e apaixonada pelo que é belo, assim podemos classificar a artista plástica e gráfica Ana Castilhos . Na busca constante de saciar seu desejo pela arte, a carioca resolveu apostar em jóias e partiu para a criação de duas coleções – de pingentes e anéis – baseadas nas suas belas e reconhecidas produções de adesivos. A linha de pingentes nasceu da idéia de transformar alguns de seus adesivos em jóias. Sempre com boas parcerias, se uniu à designer Alexandra Costa e escolheu cinco modelos para a coleção: o Gato, Darah, Movimento, Bicicleta e ChicCão. "Qual mulher não gosta de jóia? Eu pensei. O adesivo de gatinho é o que mais vendo, então, por que não andar com ele junto de você? Assim realizo o desejo de ter minhas criações em jóias e ajudo a divulgar o trabalho da Alexandra". Da mesma forma, recentemente, Ana lançou sua linha de anéis, com peças lindas, já características de suas criações. "Um dia, uma dessas sábias mulheres que aparecem como uma fada em nossas vidas me falou que temos que ter comprometimento com nós mesmos e deu o exemplo da aliança, como simbologia desse compromisso", revela. Isso bastou para a artista procurar o designer de jóias Stefano di Pastena e desenvolver em parceria três modelos de anéis. Ou alianças. A primeira é composta de pinos de ouro, que simbolizam o bambu e lembram o movimento, a flexibilidade que temos que ter na vida. A frase "Cuido de mim" significa o comprometimento. "Claro que tudo isso é muito bonito, mas senão houver o sentimento interno realmente, a aliança será somente mais um anel", lembra. Os outros dois modelos são o do mantra budista OM MANI PADME HUM e o Amor Incondicional, dedicado às mães. .

O luxo do lixo


Latas de óleo, extrato de tomate e sardinha são transformadas em ganchos de parede e enfeites criativos em Bragança Paulista, interior de São Paulo. É o trabalho da artista plástica Harue Torres que transforma lixo de cozinha em peças leves e de formas lúdicas, como animais e pequenos personagens. A matéria prima é chamada de "folha-de-flandres" que consiste em uma folha de aço com baixo teor de carbono, revestida em uma ou ambas as faces por uma camada de estanho, mais uma camada de passivação, protegido por uma camada de óleo. Há oito anos desenvolvendo essa técnica, Harue já trabalhou com jóias e pintura, mas foi durante um curso no MAM que se apaixonou pelos metais. A simplicidade e o colorido das peças ressaltam para a possibilidade do reaproveitamento desse material, aparentemente sem valor artístico. Recentemente, a artista expôs na 13ª Craft Design e suas criações podem ser encontradas principalmente em lojas comerciais de São Paulo ou expostas em restaurantes e feiras do país.