terça-feira, 9 de setembro de 2008

Literatura de Moda


A segunda edição da "Coleção Moda Brasileira", da editora Cosac Naify, será apresentada em São Paulo, com o lançamento dos livros de Clô Orozco, André Lima, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço.O de Clô representa o sétimo volume da série e registra sua trajetória de 30 anos à frente da Huis Clos, uma das principais marcas femininas do mercado brasileiro. Os opostos dos universos masculino e feminino, dia e noite, esporte e alfaiataria encontram tradução nos modelos desenvolvidos por ela, que explica fazer roupas que gostaria de vestir. Essa informação, inclusive, vem de uma crônica muito interessante da jornalista Simone Esmanhotto, que divulga a obra e a moda da estilista. "Em trinta anos de carreira, segue fazendo as roupas que gostaria ela mesma de vestir. Não arredou os sapatinhos baixos um centímetro para pisar num terreno mais comercial. Não decotou ou ajustou mais a sua moda para entrar num figurino mais sexy. Não comprometeu uma cartela de cores - o areia governa, o preto reina, o cinza impera -, tão suave quanto seu tom de voz, em nome de tons tão explosivos quanto a sua origem espanhola", anota. "Coleção Moda Brasileira - Clô Orozco" conta com 160 páginas e estará disponível para compra ao preço médio de R$ 49. A coleção completa, com as primeiras obras da série, conta também a carreira dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.

Primorosos vestidos de papel


Papel que se transforma em moda. Essa é a proposta da exposição "Papiers à la Mode", que será mostrada pela 1ª vez no Brasil, de 12 de outubro a 14 de dezembro, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo. A mostra conta a história da moda dos últimos 300 anos, através de uma seleção de 60 modelos em tamanho natural, feitos em papel pela artista plástica francesa Isabelle de Borchgrave. Juntando, colando, plissando, amassando, dobrando, colando, tingindo e pintando, ela consegue transformar planos em volumes e folhas em vestidos. Por ser conhecedora têxtil, os dois únicos tipos de papel que utiliza recebem texturas que vão da seda à lã e da cambraia à sarja. O trabalho é fruto da parceria feita em 1994, entre Isabelle e Rita Brown, canadense especialista em figurino para ópera e trajes de época. As peças expostas trazem referências antigas como um vestido da rainha Elizabeth I da Inglaterra (1599), e uma jaqueta inglesa (1620), até um vestido de noiva criado em 2000.

Mágico de Oz

Se Dorothy de "O Mágico de Oz" vivesse no século XXI, o que ela usaria? Essa foi a pergunta respondida em uma exposição, que começou no dia 5 de setembro no Bryant Park durante a Mercedes-Benz Fashion Week, e reúne reinterpretações feitas por renomados designers de calçados, para os famosos sapatinhos vermelhos usados pela personagem. Intitulada "The Wizard of Oz Ruby Slipper Collection", a mostra, feita em parceria entre CRYSTALLIZED™ –SWAROVSKI ELEMENTS e Warner Bros comemora os 70 anos desse clássico da literatura e conta com modelos criados por designers como Alberta Ferretti, Betsy Johnson, Christian Louboutin e Diane Von Fürstenberg. Também estão presentes nomes como o de Giuseppe Zanotti, Jimmy Choo, L.A.M.B. by Gwen Stefani, Manolo Blahnik, Moschino, Oscar de la Renta, Pedro Garcia, Roger Vivier e Sergio Rossi.

Adesivos em alta

Os adesivos entraram no mercado como forte elemento de decoração. Quer seja para dar personalidade à uma parede nua ou para customizar seu MP3 ou 4 e deixar a sua cara.