terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nas ruas do mundo

Barcelona - Uma mania na Europa, tanto para o masculino quanto para o feminino, é usar acessórios ou calçados combinando com a cor do vestuário. O look da foto mostra salto anabela e debrum da sandália em tom de roxo da família da calça e da estampa da blusa.

Nova York - Produção ousada e para poucas. Adequado apenas em ambientes superdescolados, o minimacacão é usado com acessórios dourados e dá um show nas pistas de dança.


Reciclagem com design

Foi com a ajuda da Paula que artesãos da comunidade Helvécia - parte do projeto Comunidade Produtiva, localizado no município baiano de Nova Viçosa - começaram a desenvolver produtos que reaproveitavam refugos de madeira Eucalipto e sementes da região, dando origem ao Cachepô Eco-Lipto, que hoje faz parte da coleção de produtos Tok&Stok.
O trabalho da designer paulistana Paula Dib, que possui uma empresa intitulada Trans.forma Design, tem como foco principal o auxílio a comunidades carentes do Brasil, no sentido de ajudar a criar produtos com aproveitamento de resíduos descartáveis, aperfeiçoar técnicas de artesanato tradicionais e divulgar essas criações tanto no território nacional quanto internacionalmente.
Paula detecta vocações, culturas e tradições escondidas nas periferias do país e das grandes cidades. Seu trabalho é procurado por grandes empresas que buscam selos de responsabilidade social e que querem trabalhar com comunidades que vivem no entorno de suas fábricas.
Isso rendeu a ela o prêmio Jovem Designer Empreendedor do Ano, em 2006 na Inglaterra, o que divulgou ainda mais seu trabalho entre as ONGs e comunidades carentes.

Anos 70 ainda é moda


Formas ópticas e geométricas; florais; tie-dyes e outros elementos psicodélicos, tudo moderado por uma estética sofisticada, são os destaques da nova coleção de verão da marca Lúcia Figueredo. Vestidos são as peças-chave, com modelagens mais soltas e comprimentos que vão do míni ao bem longo, todos com um caimento leve e a textura confortável da meia malha. Na cartela de cores, destaque para o roxo, laranja, verde e amarelo, normalmente colocados em blocos nas peças.

Ícones em leilão



Aproveitando a comemoração de seu centenário, a Lee Cooper promoveu no último dia 29 um leilão beneficente em prol do combate à AIDS. Foi no espaço Drouot Montaigne, em Paris. Cerca de 40 peças icônicas foram apresentadas. Toda a verba arrecadada neste evento será destinada as associações da Cruz Vermelha e DAA (Designers Against AIDS). Além dos itens do vestuário, objetos domésticos também participaram do leilão. Vale citar o Teddy Bear Sofa, criado por Jean-Charles de Castelbajac, feito com conglomerados de ursinhos de pelúcia em denim. Entre as roupas, destaque para o macacão de coelhinha da Playboy, usado pelas dançarinas de cabaré nos Estados Unidos desde os anos 60.