quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Semana de Moda de Paris

Vivienne Westwood
Galliano

Lanvin


Alexander MacQueen

Grandes volumes nos acessórios predominaram nas principais coleções apresentadas nos defiles em Paris. Ousadia, exagero e irreverência deram o tom e fizeram a diferença nas grandes griffes.

Arte no Moleskine


Moleskine é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine. Embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça chata (a 180 graus) enquanto aberta. A folha de rosto vem impressa para que o seu proprietário possa escrever os seus dados pessoais. A Moleskine voltou à moda em nossos dias após as descrições feitas pelo escritor Bruce Chatwin dos cadernos de notas que usou. A sua versão atual, entretanto, não é uma descendente direta da Moleskine original. Chatwin usou cadernos de notas similares constantemente durante as suas viagens e escreveu brilhantemente acerca deles. O seu suprimento de cadernos, entretanto, cessou em 1986, quando a papelaria que lhos fornecia, na Rue de l’Ancienne Comédie, em Paris, informou-o de que o último fabricante de moleskines, uma pequena empresa familiar estabelecida em Tours, descontinuara a sua produção naquele ano, após o falecimento de seu proprietário.

Luxo nos pés


Com uma proposta de alto conforto aliado ao design contemporâneo, a marca feminina de calçados Algaale lança sua primeira coleção para o verão 2009. Para chegar até o produto final, a empresa pesquisou padrões de mercado e moda, definindo em que nicho atuaria. A partir daí, as conclusões apontaram para um crescimento na demanda de produtos de luxo feminino. Os modelos são todos confeccionados a mão e em pequena escala, o que ressalta a exclusividade, utilizando materiais nobres como o verniz e o couro fosco, combinados a ferragens com banho dourado.Os saltos vão dos médios aos altos com detalhes de fachetes bicolor. Já a cartela de cores prima pelos tons terrosos e quentes, além dos tradicionais preto, branco e vermelho. Destaque para os detalhes de pedrarias nos cabedais, bem como o couro com gravação de cobra como coadjuvante na composição dos calçados.

Bijús de conto de fadas


A coleção primavera-verão 2008/9 da marca de bijuterias Maria Santa Acessórios traz entre suas principais referências, o século XIX, englobando elementos da Art Nouveau, movimento de forte apropriação de formas naturais. E a natureza fica evidente em quase todas as peças com a presença de pavões, borboletas, gatos, corujas, folhas e flores entre outras criaturas que, segundo os designers dos modelos, parecem ter saído de uma floresta encantada. Como matéria-prima, os metais com banho prateado têm preferência, com destaque para pedrarias coloridas enfocando tons de rosa, verde, azul e laranja.