segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Extravagância e ousadia

ChanelDiorYSLSaltos e solados funcionam como peças de sustentação. O paralelo com as colunas na arquitetura é inevitável. Recentemente arquitetos influentes como Zara Hadid desenharam modelos de calçados para o mercado de moda. O encontro acentua o caráter experimental que ronda o design de saltos e solados. Contudo, não é de hoje que neste campo as formas extravagantes seduzem a humanidade. As mulheres, particularmente, aceitam e às vezes impõem desenhos extraordinariamente fora do convencional. Os criadores, por sua vez, não deixaram por menos e soltaram a imaginação, tanto que o Verão 2010 é pródigo neste tipo de oferta.

Pedras brasileiras em jóias e acessórios



As gemas foram as protagonistas dos desfiles internacionais de verão 2010 nas coleções de Gucci e Chanel, por exemplo. Com características como impacto visual, variedade de cores e tamanhos, além de diferentes lapidações, elas colocam o Brasil em posição de destaque, já que o país é responsável pela produção de cerca de um terço das gemas do mundo. Uma da pedras que mais predominou foi a ágata. Segundo o joalheiro mineiro Manoel Bernardes, ela tem sido usada com freqüência pelos criadores que precisam de soluções não convencionais para os seus produtos. Entre as principais propriedades assinaladas por Bernardes está o fato de ser uma gema com produção relativamente grande, o que resulta em um preço final bastante interessante, podendo trafegar entre as jóias e as bijuterias."

Eterna Maysa



No dia 5 de janeiro estréia na Rede Globo a minissérie Maysa – Quando fala o coração, que contará um pouco da trajetória da ousada cantora Maysa, interpretada pela estreante atriz Larissa Maciel (foto 2). A produção tem autoria de Manoel Carlos e direção de Jayme Monjardim (filho da cantora) e se passa nos anos 50, 60 e 70. Vale ressaltar o figurino da personagem, que após 8 meses de preparação, colaborou para que a atriz ficasse ainda mais parecida com Maysa. Os cabelos receberam muita atenção e acompanham cada época inspirados em Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Liz Taylor e Sophia Loren. O vestuário também reflete cada momento, uma característica comum das peças escolhidas para as cenas de shows são as cores intensas e os brilhos como o vestido vermelho tem cintura marcada, longas mangas e corte evasê enfatizando sutis transparências (foto 3). Para o dia a dia, vestidos de algodão em broderie sempre na altura dos joelhos e batas estampadas combinadas a calças de corte reto serão algumas das opções. Entre os acessórios, as pérolas de todas as tonalidades têm predileção em colares médios e longos, assim como os óculos em acetato e o uso de um único e grande anel em uma das mãos. De acordo com cada momento, as bolsas terão diversos tamanhos, mas em muitas delas, o matelassê estará presente.