terça-feira, 7 de outubro de 2008

Reciclagem com design

Foi com a ajuda da Paula que artesãos da comunidade Helvécia - parte do projeto Comunidade Produtiva, localizado no município baiano de Nova Viçosa - começaram a desenvolver produtos que reaproveitavam refugos de madeira Eucalipto e sementes da região, dando origem ao Cachepô Eco-Lipto, que hoje faz parte da coleção de produtos Tok&Stok.
O trabalho da designer paulistana Paula Dib, que possui uma empresa intitulada Trans.forma Design, tem como foco principal o auxílio a comunidades carentes do Brasil, no sentido de ajudar a criar produtos com aproveitamento de resíduos descartáveis, aperfeiçoar técnicas de artesanato tradicionais e divulgar essas criações tanto no território nacional quanto internacionalmente.
Paula detecta vocações, culturas e tradições escondidas nas periferias do país e das grandes cidades. Seu trabalho é procurado por grandes empresas que buscam selos de responsabilidade social e que querem trabalhar com comunidades que vivem no entorno de suas fábricas.
Isso rendeu a ela o prêmio Jovem Designer Empreendedor do Ano, em 2006 na Inglaterra, o que divulgou ainda mais seu trabalho entre as ONGs e comunidades carentes.

Nenhum comentário: