
Em relação ao índice quantitativo da pesquisa, sobre as marcas mais citadas por blogs (45,63%), fóruns (46,88%) e newsgroup (7,5%), todas as grifes mais conhecidas foram confirmadas na liderança. Armani (21,8%) para a moda, Louis Vuitton (19,94%) para os acessórios, Ferrari (15,52%) para os automóveis, Dom Perignon (11,9%) para as bebidas e, única surpresa da lista, Morellato (18,4%) para as jóias. Para a maior parte dos entrevistados, luxo é uma palavra cada vez mais imaterial, que envolve estilo de vida (33%) ou exclusividade (23%). Para apenas 34% dos internautas, o conceito de luxo está ligado ao status symbol, visto, no entanto, por 28% como um fator negativo, ligado a um estilo de vida exagerado. Segundo o sociólogo italiano Domenico De Masi, existem dois desejos de luxo, um quantitativo, que se origina pela acumulação de riqueza, poder ou objetos, e um outro qualitativo, que responde à necessidade de introspecção, amizade, amor, jogo, convivência e beleza. No primeiro caso, o luxo confere valor, no segundo é criador de sentido. "A cultura pós-moderna não vai mais em busca de objetos, visto que já existem muitos, mas busca reconhecer a beleza naquilo que já se tem", observa De Masi, que comentou a pesquisa.O verdadeiro luxo, portanto, "é aquilo que, diante de uma sociedade que homologa, estabelece as diferenças, ainda que cada vez mais infinitamente pequenas", concluiu o sociólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário